Termografia

Termografia clínica é um exame de imagem médico simples e indolor que não emite radiação e que não necessita contato físico. Consiste em captar os raios infravermelhos emitidos pelo corpo e avaliá-los.

As temperaturas corporais são o reflexo direto do metabolismo local. Temperaturas maiores ou menores do que o normal caracterizam algum tipo de disfunção.

Por isso, a termografia avalia o metabolismo de todo o corpo ao invés de focar em uma única área.

A partir desse exame de imagem é possível identificar alterações metabólicas ainda em fases iniciais como câncer de mama, disfunção do fígado e do intestino, artrose, bursite, contraturas musculares, compressão de nervos, problemas circulatórios, entre outros.

Como é feito o exame por termografia clínica?

Uma vez que a termografia capta o calor emitido pela pele, o paciente necessita despir-se e permanecer 20 minutos dentro de uma sala climatizada em 21°C. Após esse tempo, o termografista realiza diversas imagens detalhadas do corpo.

Quais os benefícios da termografia?

O grande benefício da termografia é encontrar precocemente alterações no organismo, antes mesmo dos sintomas se manifestarem. Além disso, a termografia também auxilia no acompanhamento de resultados de tratamentos integralistas.

Quais os riscos da termografia?

Por se tratar de um exame que não emite nenhuma radiação. Ele simplesmente se utiliza de registros fotográficos do corpo, não há nenhum risco para o paciente ou profissional da saúde.

Com isso, é possível avaliar do corpo de forma aprofundada e frequente em pessoas de qualquer idade e em qualquer fase da vida como, por exemplo, crianças, grávidas e idosos.