Termografia

Termografia clínica é um exame de imagem médico simples e indolor que não emite radiação e que não necessita contato físico. Consiste em captar os raios infravermelhos emitidos pelo corpo e avaliá-los.

As temperaturas corporais são o reflexo direto do metabolismo local. Temperaturas maiores ou menores do que o normal caracterizam algum tipo de disfunção. Por isso, a termografia avalia o metabolismo de todo o corpo ao invés de focar em uma única área.

A partir desse exame de imagem é possível identificar alterações metabólicas ainda em fases iniciais como câncer de mama, disfunção do fígado e do intestino, artrose, bursite, contraturas musculares, compressão de nervos, problemas circulatórios, entre outros.

Como é feito o exame por termografia clínica?

Uma vez que a termografia capta o calor emitido pela pele, o paciente necessita despir-se e permanecer 20 minutos dentro de uma sala climatizada em 21°C. Após esse tempo, o termografista realiza diversas imagens detalhadas do corpo.

Quais os benefícios da termografia?

O grande benefício da termografia é encontrar precocemente alterações no organismo, antes mesmo dos sintomas se manifestarem. Além disso, a termografia também auxilia no acompanhamento de resultados de tratamentos integralistas.

Quais os riscos da termografia?

Por se tratar de um exame que não emite nenhuma radiação e simplesmente se utiliza de registros fotográficos do corpo, não há nenhum risco para o paciente ou profissional da saúde. Isso permite a avaliação do corpo de forma aprofundada e frequente em pessoas de qualquer idade e em qualquer fase da vida como, por exemplo, crianças, grávidas e idosos.