Suplementação

Os nutrientes, que deveriam estar disponíveis em quantidades adequadas nos alimentos, são parte essencial das funções metabólicas e de um corpo saudável. Entretanto, dois fatores importantes têm reduzido a quantidade de nutrientes que o corpo necessita: dieta rica em alimentos industrializados e alimentos orgânicos pobres, provenientes de um solo carente em nutrientes. Por isso da importância da suplementação.

Para quem a suplementação é indicada ?

Uma pessoa que apresenta deficiência de um simples mineral no organismo já pode ser considerada desnutrida. Nessa condição, o corpo não funciona de maneira apropriada e passa a desenvolver doenças preveníveis. Ou seja, a suplementação é indicada para qualquer pessoa que apresente disfunções nutritivas.

Existem doenças que podem ser curadas com a simples introdução de suplementos na dieta diária. O tratamento de hipotireoidismo, na grande maioria dos casos, por exemplo, não necessita de suplementação hormonal, mas sim reposições de iodo, selênio, zinco, magnésio, ferro e L-tirosina. Essas substâncias são fundamentais para que a tireoide trabalhe normalmente e produza níveis adequados de hormônios. Pode-se destacar ainda o uso de suplementos no tratamento da menopausa, andropausa, fadiga crônica, câncer e doenças autoimunes.