Capa_Paginas_FinalS2_Prancheta 1 cópia 10

Modulação Hormonal

A modulação hormonal bioidêntica é uma das modalidades terapêuticas mais enfatizadas pela medicina integrativa. Os hormônios são os principais responsáveis por manter as funções do metabolismo integrados. Ou seja, disfunções na produção de hormônios fazem parte da grande maioria das doenças. Por isso, ela é indicada a quem quer desenvolver saúde plena.

Existem duas maneiras principais de realizar a modulação hormonal: estimular a produção de hormônios e fazer reposição com hormônios bioidênticos. A estimulação consiste em modificar alguns hábitos de vida (alimentação, sono e exercícios físicos) e ingerir suplementos necessários para que o próprio organismo produza os hormônios. Já a reposição, consiste em suplementar hormônios bioidênticos com o objetivo de manter níveis sanguíneos adequados. Pode ser feita a partir da ingestão oral, por gel transdérmico, cápsula vaginal ou implante absorvível.

Quem deve fazer modulação hormonal?

A grande maioria das pessoas a partir dos 30 anos já apresentam sintomas de disfunção na produção de hormônios. Problemas como fadiga adrenal, hipotireoidismo, menopausa e andropausa são as mais comuns e podem se manifestar como fadiga crônica, falta de atenção, memória fraca, sonolência, insônia, depressão, ansiedade, queda de cabelo, falta de libido, irritabilidade e apatia.

As modulações mais comuns envolvem hormônios da tireóide e das suprarrenais, e hormônios sexuais como testosterona, progesterona, estradiol, estriol, cortisol, DHEA, T3, T4 e aldosterona.

Quais os riscos com a modulação hormonal bioidêntica?

A modulação hormonal bioidêntica não é isenta de riscos. Se a reposição de hormônios elevar os níveis sanguíneos acima do normal, pode-se causar overdose de hormônios, sendo necessário realizar exames de controle com regularidade. Taxas hormonais abaixo e acima do normal são prejudiciais e por isso é essencial o acompanhamento por um profissional da área de saúde capacitado quando o assunto é modulação hormonal bioidêntica.