Uma das articulações que mais sofre lesão é o joelho. Não é à toa que cirurgias no joelho é o procedimento ortopédico mais realizado no mundo inteiro. Isso significa que muita gente sofre de algum mal no joelho.

O que é ozonioterapia?

Ozonioterapia é uma terapia que utiliza gás ozônio. Esse gás é injetado na pessoa por diversas vias com fins terapêuticos. No caso de dores no joelho, o gás de ozônio é injetado no local da dor com uma agulha e seringa. Ele age localmente aplacando a dor pois funciona como um analgésico e um anti-inflamatório potente.

Ozonioterapia funciona para problemas nos joelhos?

Há vários motivos para você ter problemas no joelho. A Ozonioterapia pode ajudara todas elas.

Lesão esportiva, artrose, ruptura de ligamento, lesão de menisco são as principais causas de problemas e dores nos joelhos. Apensar de cada uma delas ser diferente uma das outras, todas elas possuem dois componentes em comum: Inflamação local e destruição de tecido.

A inflamação local é a responsável por causar dor nos seus joelhos. Para piorar ainda mais, toda inflamação ativa mecanismos de destruição de tecido inflamado. Ou seja, o joelho inflamado causa destruição do menisco, dos ligamentos e do osso. Enfim, gera-se um ciclo vicioso que perpetua a inflamação e destruição da articulação.

O gás ozônio tem a habilidade de tratar inflamações. Ele não é um anti-inflamatório, mas ele consegue estimular o seu corpo a reduzir a inflamação local. O grande diferencial da ozonioterapia aos anti-inflamatórios farmacológicos é que ele não causa mal ao estômago e aos rins.

Melhora ainda, a ozonioterapia consegue inibir os mecanismos de destruição dos tecidos. Ou seja, além de retirar as dores (a inflamação), o gás de ozônio consegue barrar a destruição dos tecidos inflamados.

Como é aplicado Ozonioterapia para dores nos joelhos?

Para tratar quaisquer causa de problema no joelho, o gás de ozônio deve ser aplicado localmente com agulha e seringa. Ele pode ser aplicado nos tecidos ao redor do joelho e dentro da articulação (sim, a agulha precisa entrar dentro do joelho).

Tem alguma contraindicação ou perigo?

Aplicações locais de ozônio são procedimentos simples. Porém, não são isentos de perigos. Eles estão relacionados ao volume e à concentração de gás injetado. Por isso, para aplicar ozônio localmente para problemas nos joelhos, deve-se procurar um profissional capacitado.

Além disso, algumas pessoas podem não sentir muito benefício da ozoniotepia caso elas estejam com uma disfunção hormonal chamada Fadiga Adrenal. Essas pessoas podem até mesmo ter as duas dores pioradas com a Ozonioterapia. Por isso, o ideal antes de fazer aplicação local de ozônio é realizar uma bateria de exames para verificar essa disfunção hormonal.

Não quero te desencorajar a fazer ozônio para problemas nos joelhos. Pelo contrário, quero que você realmente tenha acesso a essa terapia maravilhosa, pois ela pode te ajudar muito. Mas, você deve ter o cuidado de fazer esse tipo de procedimento com profissional capacitado.

Gostaria de Agendar aplicação de Ozônio para seus problemas de joelho?