Mais da metade das pessoas sofrem com dores nas costas. Essa é uma das causas mais comuns de afastamento de trabalho. Não é à toa que uma das grandes procuras por médicos, fisioterapeutas e massoterapeutas é por motivos de dor em algum lugar das costas. Até mesmo, a causa número 1 para uma pessoa procurar ozonioterapia é por motivos de dor nas costas.

O que é ozonioterapia?

Ozonioterapia é uma terapia que utiliza gás ozônio. Esse gás é injetado na pessoa por diversas vias com fins terapêuticos. No caso de dores nas costas, o gás de ozônio é injetado no local da dor com uma agulha e seringa.

O gás de ozônio vai agir localmente aplacando a dor. Ele funciona como um analgésico e um anti-inflamatório potente.

Ozonioterapia funciona para dores nas costas?

Há vários motivos para você sentir dores nas costas. A Ozonioterapia pode ajudara todas elas.

Artrose, bico de papagaio, hérnia de disco, contratura muscular e síndrome facetaria são as principais causas de dor na coluna. Apensar de cada uma delas ser diferente uma das outras, todas elas possuem dois componentes em comum: Inflamação local e destruição de tecido.

A inflamação local é a responsável por causar dor nas suas costas. Para piorar ainda mais, toda inflamação ativa mecanismos de destruição de tecido inflamado. Ou seja, se suas costas está inflamada (dolorida), algum tecido vai estar sendo destruído e reabsorvido.

O gás ozônio tem a habilidade de tratar inflamações. Ele não é um anti-inflamatório, mas ele consegue estimular o seu corpo a reduzir a inflamação local. O grande diferencial da ozonioterapia aos anti-inflamatórios farmacológicos é que ele não causa mal ao estômago e aos rins.

Melhora ainda, a ozonioterapia consegue inibir os mecanismos de destruição dos tecidos. Ou seja, além de retirar as dores (a inflamação), o gás de ozônio consegue barrar a destruição dos tecidos inflamados.

Como é aplicado Ozonioterapia para dores nas costas?

Para tratar quaisquer causa de dores nas costas, o gás de ozônio deve ser aplicado localmente com agulha e seringa. Ele não precisa ser injetado diretamente na hérnia de disco ou no bico de papagaio. Ele pode ser simplesmente injetado na musculatura ao redor da articulação que está dolorida.

Tem alguma contraindicação ou perigo?

Aplicações locais de ozônio são procedimentos simples. Porém, não são isentos de perigos. Eles estão relacionados ao volume e à concentração de gás injetado. Por isso, para aplicar ozônio localmente para tratamento de dores na coluna, deve-se fazer com um profissional capacitado.

Além disso, algumas pessoas podem não sentir muito benefício da ozoniotepia caso elas estejam com uma disfunção hormonal chamada Fadiga Adrenal. Essas pessoas podem até mesmo ter as duas dores pioradas com a Ozonioterapia. Por isso, o ideal antes de fazer aplicação local de ozônio é realizar uma bateria de exames para verificar essa disfunção hormonal.

Não quero te desencorajar a fazer ozônio para dores nas costas. Pelo contrário, quero que você realmente tenha acesso a essa terapia maravilhosa, pois ela pode te ajudar muito. Mas, você deve ter o cuidado de fazer esse tipo de procedimento com profissional capacitado.

Gostaria de Agendar aplicação de Ozônio para seus problemas de joelho?