Osteoporose

Osteoporose

É crescente o número de pessoas que sofre desse mesmo mal. Ainda há muito mais pessoas que sofrem de uma forma de osteoporose mais branda chamada de osteopenia.

 

As consequências que podem surgir a partir da osteoporose pode ser devastador na vida da pessoa, pois essa doença pode afetam diretamente a qualidade de vida dela.

 

Por exemplo, uma pessoa com osteoporose pode simplesmente sofrer facilmente de com fraturas ósseas.

 

Quem sobre de osteoporose normalmente apresenta problemas articulares com desgaste articular (artrose), tendinite e bursite. Ou seja, essas pessoas sofrem com dores frequentes.

O QUE CAUSA A OSTEOPOROSE?

Para entender o que causa a osteoporose, você precisa entender que o osso é um tecido vivo. Ao contrário do que muitos pensam, os ossos não são como rochas e pedras. O osso é um tecido orgânico mineralizado e que possui células, proteínas e sangue.

 

Em resumo, o osso é um tecido vivo. Ele está em constante renovação, pois reabsorve partes velhas do osso e substitui com tecido ósseo novinho em folha.

 

Agora, o que causa a osteoporose é uma disfunção no tecido ósseo. Esse tecido começa a ter dificuldade de renovar suas células e suas proteínas. Ou seja, o osso simplesmente envelhece.

COMO TRATAR A OSTEOPOROSE?

Ao entender isso, começamos a entender como é possível evitar o desenvolvimento de osteoporose: é preciso melhorar o metabolismo do osso.

 

Resumidamente, é preciso praticar atividade física leve (porém frequente), nutrição proteica adequada, suplementação vitamínica e mineral e estimulação hormonal.

 

ATIVIDADE FÍSICA LEVE

Atividade física é extremamente importante para estimulação do tecido ósseo. Deixe-me explicar como isso funciona.

 

Quando uma pessoa faz atividade física, ocorre contrações musculares. Por exemplo, quando você caminha na rua a musculatura da sua perna e do seu glúteo se contraem. Isso gera uma pequena carga ou estresse saudável sobre o osso. Isso é chamado de força piezoelétrica.

 

Quando essa força piezoelétrica é ativada, ocorre estimulação para que o osso se fortaleça. Mais especificamente, ocorre um fenômeno chamado Osteogênese que nada mais é do que formação de tecido ósseo novo.

 

Por isso, é importante fazer atividade física leve. Pois uma simples caminhada e musculação com pouca carga são suficientes para estimular essa força piezoelétrica e ajudar a renovar o tecido ósseo.

 

NUTRIÇÃO PROTEICA

Conforme dito anteriormente, o osso é um tecido vivo. Ele é composto por componentes orgânicos e inorgânicos.

 

Os componentes orgânicos se resumem a proteína. Muita proteína. 95% dos componentes orgânicos é colágeno tipo I. Já os componentes inorgânicos são o cálcio, fósforo e magnésio (há outros, porém em menos quantidade).

 

Por isso, para que uma pessoa que sofre com osteoporose possa estimular o tecido ósseo a se fortalecer é preciso dar matéria prima para o osso.

 

Por exemplo, se você quer construir uma casa, você precisa comprar tijolos, concreto, ferragem, vidros e etc. Sem esses materiais, você não controi uma casa. O mesmo acontece com o osso.

 

Para que o osso seja formado é preciso dar os minerais necessários e a proteína necessária. Por isso, é preciso dar quantidades suficientes e saudáveis de Proteína para a pessoa que já sofre de osteoporose ou para a pessoa que deseja prevenir-se da osteoporose.

 

Essa proteína pode ser por meio de alimentos ricos em proteína de origem animal e vegetal. Há ainda a complementação por meio de Whey isolado/hidrolisado e whey vegano.

 

SUPLEMENTAÇÃO VITAMÍNICA E MINERAL

Sempre quando as pessoas pensam em suplementação para osteoporose, elas imediatamente pensam em cálcio. Por isso, a grande maioria dos pacientes com osteoporose suplementam esse mineral.

 

A grande verdade é que a maioria não precisa suplementar cálcio. Se essas pessoas fizerem exame de sangue, elas constatam que a quantidade de cálcio já é suficiente.

 

O que as pessoas mais precisam para estimular que esse cálcio seja fixado no osso. Para isso, o que é mais importante suplementar é Vitamina D3, Vitamina K2, Magnésio, Boro, Manganês e cobre.

 

Essas vitamina e minerais vão ajuda a estimular o tecido ósseo a se renovar e a fixar cálcio.

 

ESTIMULAÇÃO HORMONAL

O que são hormônios? São substâncias com objetivo de transportar uma mensagem. Isso significa que os hormônios são mensageiros dentro do metabolismo.

 

Para que os ossos possam permanecer saudáveis ou possam se recuperar da osteoporose, é preciso que uma mensagem seja entregue para ele. Essa mensagem vai dizer para o osso trabalhar mais intensamente no que se refere a produzir tecido ósseo novo.

 

Por isso, é preciso utilizar essa abordagem na prevenção e no tratamento de osteoporose.

 

Os hormônios a que mais quero referir aqui são os hormônios sexuais: Progesterona, Estrogênio e Testosterona.

 

Esses hormônios são fundamentais para estimular que as células do osso que são responsáveis por formar tecido ósseo novo sejam estimulados.

 

Isso significa que mulheres na menopausa e homens na andropausa podem simplesmente sofrer com esse problema. Nem todos, mas a maioria das mulheres e dos homens que se encontram nessa condição tem risco maior de desenvolver osteoporose.

 

Por isso, é muito importante pensar na reposição de hormônios biologicamente idênticos. Claro que esse tipo de tratamento deve ser sempre acompanhado de perto por um médico.

 

CONCLUSÃO:

Osteoporose é uma doença que pode ser prevenida e tratada eficazmente, mas é preciso que você se disponha a praticar exercícios leves, se alimente apropriadamente, suplemente o necessário e, se for necessário, reponha hormônios.

Outros serviços
Confira esses e outros vídeos em nosso canal do Youtube

Quer uma vida plena?

Marque uma consulta e comece hoje a investir no que há de mais precioso: sua saúde.